sexta-feira, abril 20, 2007

Alimentando o fogo amigo

O convite feito pelo presidente Lula ao economista Roberto Mangabeira Unger (o mentor intelectual de Ciro Gomes na área econômica) para assumir a futura Secretaria de Ações de Longo Prazo do governo, com status de ministério, deixou muita gente com o cabelo em pé em Brasília.

Não apenas porque o economista já chamou Pedro Malan e Dona Ruth Cardoso de os "deuses de Lula", numa clara crítica ao que considera uma política econômica extremamente ortodoxa do governo, mas pelo poder que em tese terá nas mãos.

Afinal, a secretaria será responsável pelo planejamento de longo prazo para o País (sim, aquela idéia do ex-ministro José Dirceu que nunca foi para frente), inclusive na área econômica. Vale lembrar que as idéias de Unger para a economia nunca foram das mais populares entre a equipe econômica, sobretudo na Fazenda e no Banco Central.

Pior: a secretaria deve englobar o IPEA, hoje vinculado ao Ministério do Planejamento, aí sim um foco de resistência explícito em relação ao posicionamento ideológico do economista - que segundo consta já aceitou o convite feito por Lula.

O potencial de ruídos é enorme. Não bastassem os que já existem.