quinta-feira, janeiro 04, 2007

Criou polêmica

Das várias mensagens recebidas por este Blog sobre a idéia postada abaixo, da indicação de Altamir Lopes para a vaga de Bevilaqua no Banco Central, duas merecem atenção:

Há um impeditivo que, segundo algumas pessoas, atrapalharia tal idéia: Lopes não é um formulador de política econômica. Não teria base teórica para o cargo. Consta inclusive que, na época de Sérgio Werlang na mesma diretoria, ele quase teria sido afastado por não possuir um mestrado. Pedro Malan o segurou no cargo.

A outra idéia, que contrapõe a tese acima, é a de que a experiência de Lopes no cargo, após tantos anos, lhe dá muito mais cacife para assumir o posto do que muitos dos mais renomados acadêmicos. Mais: o cargo já não demanda tanta base teórica de formulação, uma vez que o BC cada vez mais "toca o barco" em suas atribuições.

Uma das mensagens recebidas, de um renomado economista, dizia o seguinte: "não coloca o Altamir em um cargo "exposto" por favor! O BC tem duas coisas de valor: uma enorme pepita de ouro e ele!"

A conferir.

A julgar pelo andar da carruagem, Bevilaqua pode deixar o cargo mais breve do que se imagina. Ele volta das férias no dia 19.