Pacote: semana decisiva
A próxima semana será decisiva na definição do que pode vir a ser o lado "doloroso" do pacote de estímulo ao crescimento que está sendo gestado pelo governo. Hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que as medidas serão anunciadas até o próximo dia 15. É na semana que vem, relatou o ministro na última quinta-feira, que a equipe econômica se reunirá com o presidente Lula para discutir dois assuntos sobre os quais, garante, ainda não há uma definição: 1) uma possível mudança nas regras para os reajustes salariais do funcionalismo público e; 2) o que pode ser feito na Previdência.
Nas entrevistas que concedeu, Mantega enfatizou que desautorizava qualquer das versões - que vieram em número grande - divulgadas na imprensa em torno dos dois assuntos. São essas as definições que fecharão o pacote a ser anunciado brevemente pelo governo. Sua credibilidade, afirmam em coro os economistas do mercado, dependerá do que sair dessa cartola.
É possível, com tais informaçoes, traçar um esqueleto do que será afinal o pacote que tem como objetivo levar o País a taxas mais robustas de crescimento. No lado do controle dos gastos, além dos dois pontos acima citados, serão atacadas outras duas frentes, antecipou ontem o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. São elas a aplicação de um redutor para as despesas correntes como proporção do PIB (possivelmente o 0,1% ou 0,2% que chegaram a ser debatidos na LDO), que tanto Mantega como Bernardo garantiram será feita com base em "regras rígidas". E um choque de gestão no setor público, cujos resultados potenciais ainda são difíceis de mensurar.
Matéria completa: http://pillolenotizie.blogspot.com/2006/12/semana-decisiva.html)

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home